PAIP – Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência

O programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência busca reduzir a evasão nos cursos de graduação da UFC através da concessão de bolsas a estudantes em projetos que contemplem a articulação, o acompanhamento e avaliação das ações acadêmicas desenvolvidas no âmbito da graduação.

Os projetos, desempenhados em diversas áreas, cursos e unidades acadêmicas da UFC, também contribuem para uma melhor ambientação do estudante nos primeiros semestres da graduação, promovem a qualidade do ensino e da aprendizagem e ajudam a aprimorar o processo de autoavaliação nos cursos de graduação da UFC.

A Coordenação do Curso 77 foi contemplada com a aprovação de dois projetos PAIP – Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência para o ano de 2023. São eles:

O Projeto de Apoio ao Curso de Graduação em Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas tem por objetivos favorecer uma melhor ambientação da comunidade discente do Curso de Letras-Inglês (Noturno) (77) nos primeiros semestres da graduação e reduzir os fatores determinantes para a reprovação e a consequente retenção e evasão do Curso. Os bolsistas deste projeto auxiliarão na criação da arte e materiais de divulgação, na manutenção do website do curso, na organização de eventos, na construção de ferramentas e sua aplicação para investigações constantes sobre as percepções dos alunos acerca do curso, entre outros.

O projeto de Escrita Acadêmica em Língua Inglesa busca fornecer minicursos, oficinas e monitorias que permitam aperfeiçoar a escrita acadêmica em língua inglesa do corpo discente dos Cursos de Letras (Inglês/Português) (Diurno) (37) e de Letras-Inglês (Noturno) (77), sobretudo, aqueles que estão em fase de escrita do TCC. Os bolsistas deste projeto auxiliarão no planejamento, organização e regência de minicursos e oficinas sobre escrita acadêmica em língua inglesa; na elaboração de materiais didáticos em língua inglesa para o desenvolvimento da escrita acadêmica em língua inglesa; na consultoria no processo de escrita acadêmica dos alunos em fase de escrita de TCC do Curso 77; entre outros.