gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-INGLÊS (NOTURNO)

Plano de Descontinuação Gradativa do Currículo Antigo (2010.1A)

[ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 23/09/2024 às 15h20]

Dear Students,

Em 2024.1, o currículo do Curso de Letras-Inglês (Noturno) mudou e, nesse sentido, a Coordenação do Curso gostaria de repassar algumas informações importantes:

1) Os discentes que ingressaram no Curso até 2023.2 estão matriculados no que chamaremos de “Currículo Antigo” (Estrutura Curricular 2010.1A) enquanto que os discentes que ingressaram no Curso a partir de 2024.1 estão matriculados no que chamaremos de “Currículo Novo” (Estrutura Curricular 2024.1).

2) A implementação do Currículo Novo ocorrerá semestre a semestre a partir de 2024.1. Com isso, o Currículo Antigo entra em processo de descontinuação (também semestre a semestre), o que fará com que algumas disciplinas que são ofertadas regularmente no momento deixem de ser no futuro.

3) Neste documento, a Coordenação indica quais disciplinas do Currículo Antigo deixarão de ser ofertadas regularmente, em qual semestre isso ocorrerá e algumas sugestões do que poderá ser feito para cumprir com as eventuais pendências. Esse documento deverá ser utilizado pelos discentes matriculados no Currículo Antigo que, porventura, deixem de cursar alguma disciplina que seja descontinuada.

4) Nos próximos períodos de matrícula, é importante priorizar, dentro de cada realidade, as disciplinas do seu semestre regular (p. ex., se tiver entrado em 2023.1, é importante priorizar as disciplinas do quarto semestre em 2024.2), com especial ênfase naquelas que não serão ofertadas de maneira regular e que não possuam uma disciplina equivalente cadastrada (conforme indicado no documento acima).

5) As disciplinas equivalentes são aquelas cadastradas com códigos diferentes no SIGAA, mas que possuem uma ementa bastante similar e que podem ser cursadas no lugar de outra. Por exemplo, a disciplina HC0789 TEORIAS DE LÍNGUA E DE SEGUNDA LÍNGUA I – 64h (4cr) do Currículo Antigo tem como equivalente a disciplina HL0003 TEORIAS DE LÍNGUA E SEGUNDA LÍNGUA – 64h (4cr) do Currículo Novo. Em 2025.1, o(a) discente que deixou de cursar a disciplina HC0789 TEORIAS DE LÍNGUA E DE SEGUNDA LÍNGUA I – 64h (4cr) do Currículo Antigo poderá se matricular na disciplina HL0003 TEORIAS DE LÍNGUA E SEGUNDA LÍNGUA – 64h (4cr) e, com isso, cumprir essa pendência. A relação completa das equivalências podem ser consultadas, a qualquer momento, no SIGAA em Portal do Discente > Ensino > Consulta > Estruturas Curriculares > Letras-Inglês/CH > 2010.1A ou 2024.1. Durante o período de matrícula, é possível consultar as disciplinas equivalentes disponíveis no semestre no botão “Componentes Curriculares Equivalentes da Estrutura Curricular”.

6) No caso de se perder a última oferta regular de uma determinada disciplina do Currículo Antigo, é possível solicitar uma nova oferta à Coordenação para o próximo semestre letivo. Os discentes interessados deverão solicitar a oferta à Coordenação do Curso por e-mail (letrasingles@letras.ufc.br). Cada solicitação será avaliada caso a caso em conjunto com o departamento responsável pela oferta para verificar a viabilidade.

7) No Curso de Letras-Inglês, as disciplinas dos semestres ímpares (1º, 3º, 5º, 7º) são ofertadas regularmente nos primeiros semestres do ano (p. ex., 2024.1), as disciplinas dos semestres pares (2º, 4º, 6º, 8º) são ofertadas regularmente nos segundos semestres do ano (p. ex., 2024.2) e as disciplinas do 9º semestre são ofertadas tanto no primeiro quanto no segundo semestre. Os horários das disciplinas são, em sua maior parte, estáveis, ou seja, são ofertadas nos mesmos horários a cada semestre.