Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-INGLÊS (NOTURNO)

Área do conteúdo

Estágios Obrigatórios

Conforme a Lei n.º 11.788, de 25 de setembro de 2008, Art. 1º, compreende-se o estágio enquanto um “[…] ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior […]”. Dessa forma, o estágio se incorpora ao itinerário formativo da comunidade discente com os objetivos de permitir o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e de promover a integração entre teoria e prática em situações reais de trabalho.

Nos cursos de Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, o estágio supervisionado tem caráter obrigatório e deve ser conduzido em ambientes de ensino e aprendizagem, com preferência para as escolas e as instituições públicas. As atividades a serem desempenhadas incluem, sobretudo, o planejamento, a regência e a avaliação de aulas. No entanto, ao se levar em consideração as incumbências dos futuros docentes estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Art. 13, as atividades de estágio obrigatório em cursos de formação de professores não devem estar restritas somente à sala de aula, mas deveriam contemplar ainda toda a complexidade inerente ao ambiente escolar, incluindo desde as atividades realizadas em sala de aula quanto aquelas relacionadas ao planejamento, gestão e avaliação de propostas pedagógicas.

 

[PARA DISCENTES DO CURRÍCULO ANTIGO (2010.1A)]

Para discentes do Currículo Antigo (2010.1A) do Curso de Letras-Inglês (Noturno), o estágio curricular supervisionado obrigatório se realiza por meio do cumprimento dos seguintes componentes curriculares, que totalizam 448 (quatrocentas e quarenta e oito) horas:

  • HL0819 – ESTÁGIO I:TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES EM LÍNGUA INGLESA (64h) (Sétimo Semestre);
  • HL0820 – ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES EM LÍNGUA INGLESA (32h) (Sétimo Semestre);
  • HL0822 – ESTÁGIO II: TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO (64h) (Oitavo Semestre);
  • HL0904 – ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO (32h) (Oitavo Semestre);
  • HC0823 – ESTÁGIO DE ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO (64h) (Oitavo Semestre);
  • HL0886 – ESTÁGIO III: ENSINO DAS HABILIDADES COMUNICATIVAS DA LÍNGUA INGLESA (96h) (Nono Semestre);
  • HL0894 – ESTÁGIO IV: ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO (96h) (Nono Semestre).

 

Embora cada estágio seja realizado em conformidade com seu programa, os estágios de regência (Estágios III e IV) possuem manuais específicos que regulamentam suas atividades:

Manual do HL0886 – ESTÁGIO III: ENSINO DAS HABILIDADES COMUNICATIVAS DA LÍNGUA INGLESA

Para discentes do Currículo Novo (2024.1) do Curso de Letras-Inglês (Noturno), o estágio curricular supervisionado obrigatório se realiza por meio do cumprimento dos seguintes componentes curriculares, que totalizam 400 (quatrocentas) horas:

  • HL0070 – ESTÁGIO I: OBSERVAÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO LÍNGUA INGLESA EM CURSOS LIVRES (100h) (Quinto Semestre)
  • HL0074 – ESTÁGIO II: ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM CURSOS LIVRES (100h) (Sexto Semestre)
  • HL0075 – ESTÁGIO III: OBSERVAÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO (100h) (Sétimo Semestre)
  • HL0078 – ESTÁGIO IV: ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO (100h) (Oitavo Semestre)

Todos os componentes de estágio são regulamentados pelo Manual de Normatização do Estágio Supervisionado.

Anexo 1A – Modelo de carta de apresentação (editável)

Anexo 1B – Orientações sugeridas para a observação da unidade escolar (editável)

Anexo 1C – Orientações sugeridas para a observação da turma (editável)

Anexo  1D – Orientações sugeridas para a observação da prática docente (editável)

Anexo  1E – Orientações sugeridas para a elaboração do projeto de intervenção pedagógica (editável)

Anexo  1F – Modelo de plano de curso (editável)

Anexo 1G – Modelo de plano de aula (editável)

Anexo 1H – Modelo de diário reflexivo (editável)

Anexo 1I – Modelo de ficha de frequência (editável)

Anexo 1J – Modelo de ficha de avaliação (editável)

Anexo 1K – Template do relatório de atividades (editável)

Anexo 1L – Orientações sugeridas de observação e feedback para o(a) professor(a) orientador(a) (editável)

Anexo 1M – Requerimento de aproveitamento de carga horária de estágio (editável)

Anexo 1N – Formulário de requerimento para reconhecimento da Residência Pedagógica como Estágio Curricular (editável)

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo